Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Thormann, Águeda Teresinha Tocchetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Vaz, Joana da Aparecida dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33563 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo foi realizado mediante o uso da metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, do tipo documental (secundário), estudo de caso do tipo levantamento survey. Este estudo pretendeu identificar e discutir a inserção do uso das tecnologias no ambiente escolar, já que analisa dados recolhidos dos professores e alunos do referido colégio. A fase operacionalizada por meio de entrevistas com emprego de questionário estruturado semi-aberto em um dos colégios do município de Palmital, Estado do Paraná, envolvendo 16 (dezesseis) alunos da 7ª série, turma "C" no período da manhã e 13 (treze) alunos da 7ª série, turma "D" no período da tarde, regularmente matriculados na instituição. Os dados coletados em 29 (vinte e nove) questionários válidos receberam tratamento estatístico não-paramétrico. Os principais achados indicam que: embora sejam alunos de classes sociais diferentes e tenham estudado em escola pública, na zona urbana e rural, possuem luz elétrica, televisão e rádio em casa para melhorar seu nível de conhecimento; muitos dos alunos não possuem computador e internet, devido as condições financeiras, mas tem conhecimento de como utilizar o computador; essa ferramenta auxilia na produção de textos e revisão dos sinais de pontuação; produzir textos no computador é diferente do escrever no caderno; com a TV pendrive mostra-se concretamente o conteúdo teórico por meio de vídeos, músicas, imagens e esses recursos ajudam a entender melhor o conteúdo porque o aluno vê, ouve e faz a assimilação do conhecimento; os professores entrevistados afirmaram que na sua função é possível: utilizar o laboratório de informática em suas práticas pedagógicas como parte do seu plano de trabalho; desenvolver atividades com alunos utilizando o computador para a realização de pesquisas educacionais, fazer leituras, produção de textos; apenas a professora M revelou que não utiliza o laboratório de informática de nenhuma das maneiras citadas; a professora Z embora não utilize diretamente o computador, indiretamente afirma que essa ferramenta pode sim ajudar na produção de textos; os demais professores afirmam que essas ferramentas são importantes no processo pedagógico porque estes recursos ampliam as possibilidades de conhecimento no processo ensino aprendizagem | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de textos | - |
Título: dc.title | Mídias e a produção de texto : uma investigação no Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: