Mídias e a produção de texto : uma investigação no Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorThormann, Águeda Teresinha Tocchetto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorVaz, Joana da Aparecida dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33563-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33563-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo foi realizado mediante o uso da metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, do tipo documental (secundário), estudo de caso do tipo levantamento survey. Este estudo pretendeu identificar e discutir a inserção do uso das tecnologias no ambiente escolar, já que analisa dados recolhidos dos professores e alunos do referido colégio. A fase operacionalizada por meio de entrevistas com emprego de questionário estruturado semi-aberto em um dos colégios do município de Palmital, Estado do Paraná, envolvendo 16 (dezesseis) alunos da 7ª série, turma "C" no período da manhã e 13 (treze) alunos da 7ª série, turma "D" no período da tarde, regularmente matriculados na instituição. Os dados coletados em 29 (vinte e nove) questionários válidos receberam tratamento estatístico não-paramétrico. Os principais achados indicam que: embora sejam alunos de classes sociais diferentes e tenham estudado em escola pública, na zona urbana e rural, possuem luz elétrica, televisão e rádio em casa para melhorar seu nível de conhecimento; muitos dos alunos não possuem computador e internet, devido as condições financeiras, mas tem conhecimento de como utilizar o computador; essa ferramenta auxilia na produção de textos e revisão dos sinais de pontuação; produzir textos no computador é diferente do escrever no caderno; com a TV pendrive mostra-se concretamente o conteúdo teórico por meio de vídeos, músicas, imagens e esses recursos ajudam a entender melhor o conteúdo porque o aluno vê, ouve e faz a assimilação do conhecimento; os professores entrevistados afirmaram que na sua função é possível: utilizar o laboratório de informática em suas práticas pedagógicas como parte do seu plano de trabalho; desenvolver atividades com alunos utilizando o computador para a realização de pesquisas educacionais, fazer leituras, produção de textos; apenas a professora M revelou que não utiliza o laboratório de informática de nenhuma das maneiras citadas; a professora Z embora não utilize diretamente o computador, indiretamente afirma que essa ferramenta pode sim ajudar na produção de textos; os demais professores afirmam que essas ferramentas são importantes no processo pedagógico porque estes recursos ampliam as possibilidades de conhecimento no processo ensino aprendizagem-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textos-
Título: dc.titleMídias e a produção de texto : uma investigação no Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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