
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wojciechowski, Jaime, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Vargas, Luciane Giongo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33561 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33561 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Jaime Wojciechowski | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nas aulas de Matemática, o interesse e criatividade são necessários como problematizadora do processo ensino-aprendizagem. Devemos proporcionar condições para que o aluno desperte estes requisitos. É imprescindível que o professor associe teoria e prática com o uso das tecnologias para a realização dos cálculos a fim de permitir que o educando visualize as figuras geométricas obtidas através das situações- problemas de forma dinâmica. Desta forma, despertar o interesse pelo estudo da matemática nos alunos do Ensino Médio é um desafio. Fazse necessário uma ferramenta de apoio metodológico que envolva os alunos e possibilite-os a uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos. Através da imagem virtual atrai-se a atenção e estimula-se a curiosidade permitindo a conexão entre professor e aluno da teoria à prática e vice-versa. O presente projeto será desenvolvido no Colégio Estadual Humberto de Campos-EFMP, com os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, objetivando a aproximação da educação com o estudo matemático através do uso do software Geogebra, dando significado aos conteúdos. A proposta utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica terá investigação para a construção de conhecimento sobre representação analítica da reta na teoria e prática, bem como a identificação da equação geral da reta no plano no aplicativo do Geogebra, após o cálculo convencional | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In lessons of mathematics, the interest and creativity are needed as problematizadora of teaching-learning process. We must provide conditions for the student to awaken these requirements. It is imperative that Professor associate theory and practice with the use of technologies to carry out calculations in order to allow the learner to view the geometric figures obtained through situationsdynamically problems. This way, awakening interest in the study of mathematics in high school students is a challenge. It is necessary a methodological support tool that involves students and enable them to a significant and interesting learning that takes them to the understanding of mathematical concepts. Through the virtual image attracts attention and stimulates the curiosity allowing connection between teacher and student from theory to practice and vice versa. This project will be developed in State College-EFMP Humberto de Campos, with students of the third year of high school, Objectifying the rapprochement of education with the mathematical study through the use of the software Geogebra, giving meaning to content. The proposal will use as the bibliographic search methodology will have research to build knowledge about analytical representation of straight in theory and practice, as well as the identification of the General equation of straight in the plan in the application of Geogebra, after conventional calculation | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
| Título: dc.title | Uso do software Geogebra : uma proposta no ensino da matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: