A utilização da biblioteca e do acervo, no período noturno, do Instituto Estadual de Educação " Dr. Caetano Munhoz da Rocha"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValente, Aura Maria de Paula Soares-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorTorres, Rita Maria Formiga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33557-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Aura Maria de Paula Soares Valente-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa trata da utilização da biblioteca e do acervo desta pelos alunos e professores do período noturno, do Ensino Médio e do curso Formação de Docentes-Subsequente do Instituto Estadual de Educação, em Paranaguá. A questão é: por que a biblioteca é pouco ou mal utilizada? A presente pesquisa busca as causas do desinteresse dos usuários da biblioteca, investiga sobre a importância que os alunos atribuem ao seu acervo e serve de base para elaboração de atividades de estímulo à leitura e à pesquisa acadêmica. Por meio da pesquisa bibliográfica foi feito um breve histórico da trajetória do livro e das bibliotecas, das teorias sobre a leitura, os variados tipos de biblioteca, a importância do bibliotecário e a nova concepção de biblioteca. Para coletar as informações necessárias para a pesquisa a opção foi pelo método investigativo de aplicação de questionário verificador por amostragem. A análise e coleta de dados do questionário foram feitas através da apresentação de gráficos. Os resultados da pesquisa mostram que o desinteresse e desconhecimento da biblioteca e seu acervo começam pela falta de incentivo por parte dos professores para a elaboração de atividades de pesquisa e de leitura, passam pela falta de atualização do acervo e terminam na falta de condições de apresentar projetos de uso diversificado da biblioteca através de cursos, hora da leitura e outros eventos. Partindo dessa conclusão haverá um esforço conjunto de equipe pedagógica, professores e bibliotecários para oferecer eventos motivadores que possibilitem a alunos e professores conhecer e utilizar melhor a biblioteca-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Pesquisa-
Título: dc.titleA utilização da biblioteca e do acervo, no período noturno, do Instituto Estadual de Educação " Dr. Caetano Munhoz da Rocha"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.