O uso do laboratório de informática Paraná Digital na cooperação para uma educação de qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIahn, Luciene Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Irides Aparecida Cavalheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33553-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luciene Ferreira Iahn-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Sabe-se que as novas tecnologias vieram para ficar e que muitas vezes cooperam para o desenvolvimento da educação sendo usadas para dinamizar as aulas tornando-as mais vivas, interessantes, participativas e mais vinculadas com a nova realidade de estudo. O presente estudo teve por objetivo investigar se o uso do laboratório de Informática do Paraná Digital coopera para o processo de ensino aprendizagem do Colégio Estadual Lindoeste. Além de identificar a forma de uso do laboratório e a existência de diferenças com o uso ou não de tecnologias para a educação. Para tanto se realizou o levantamento dos dados realizou-se a pesquisa com aplicação do questionário 30 professores e 100 alunos. Os dados foram tabulados e a partir dos resultados obtidos foram elaborados gráficos para melhor compreensão bem como para a realização da discussão destes resultados. Os resultados demonstraram que 100% dos alunos utilizam computador, dentro ou fora da escola e em sua maioria para pesquisas escolares, porém apenas 12% o fazem no ambiente escolar. O auxílio para o uso do laboratório é requerido por 54% dos alunos e 83% dos professores entrevistados. Tanto alunos quanto professores, quase que em sua totalidade confirmam que a implementação do laboratório de informática na escola tem contribuído para a aprendizado. Conclui-se que apesar de ser uma grande promessa tecnológica implementada na educação deve-se ter cautela no uso da informática, pois são necessárias pessoas treinadas e focadas na intenção do auxílio multimídia. Vislumbrando assim o concreto ensino-aprendizagem dentro da educação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Título: dc.titleO uso do laboratório de informática Paraná Digital na cooperação para uma educação de qualidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.