
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schlemer, Cris Betina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Cleonice | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:57:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:57:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33552 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33552 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Cris Betina Schlemer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Palmas- PR, com objetivo de analisar se o uso de mídias educativas utilizadas pelos professores contribui para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. A coleta de dados deu-se através da abservação para verificar quantas e quais eram as mídias disponíveis na escola e através de uma amostra com 10 professores e 50 alunos que responderam a questões sobre a utilização das tecnologias e quais mídias na visão do professor e aluno favorecem a aprendizagem. Conclui-se que a escola está razoavelmente equipada com as mais variadas tecnologias e que a maioria dos professores e alunos utilizam estas tecnologias para melhorar a aprendizagem, um dado bem importante da pesquisa é que os alunos dão a mesma importância aos impressos que ao computador. E que apesar da idade da maioria dos entrevistados já sabem justificar muito bem a importância das mídias na aprendizagem. Por fim foram sugeridas metodologias para que os professores possam utilizar de maneira mais efetiva as tecnologias disponíveis na escola | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Novas tecnologias, prática docente e o ensino aprendizagem na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima - Palmas PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: