Quantificação do ruído de combustão em um motor ciclo Otto usando diferentes combustíveis de competição através da técnica de intensidade sonora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Wilian Alves, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Eliezer Alcides-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/33536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33536-
Descrição: dc.descriptionResumo: O processo de geração de ruído em motores é complexo e pode ser classificado em dois tipos diferentes de ruídos: de combustão e mecânico. O ruído de combustão é a parcela do ruído do motor originado pela variação brusca da pressão dos gases dentro da câmara de combustão. A contribuição de todas as outras fontes do motor é considerada ruído mecânico. Como o ruído de combustão constitui a principal fonte de ruído, conhecer o nível global de ruído de diferentes tipos de combustíveis é um parâmetro importante para os fabricantes de motores e auxiliar na formulação de novos combustíveis para reduzir o ruído de combustão. Foram avaliados os níveis de ruído total de um motor ciclo Otto - ruído mecânico mais o ruído de combustão - e o ruído de combustão, utilizando cinco tipos de combustíveis de competição. Para quantificação dos níveis de ruídos utilizamos a técnica de Intensidade Sonora sobre as faces laterais, frontal e superior do motor. Os experimentos foram desenvolvidos no laboratório de motores da Petrobras situado em Canoas - Rio Grande do Sul. Os cinco diferentes tipos de combustíveis utilizados foram: gasolina de primeiro enchimento para montadoras, gasolina especial para competições de alto nível, mistura de metanol com MTBE, com 50% de cada, metanol puro e álcool etílico puro. As análises dos resultados dos experimentos demonstraram que os combustíveis com maiores potência, rendimento volumétrico e velocidade de queima apresentaram níveis de ruído de combustão mais elevados. Os níveis de ruído de combustão foram calculadas separadamente do ruído de combustão do nível global do motor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectSom - Intensidade-
Palavras-chave: dc.subjectMotores à gasolina-
Palavras-chave: dc.subjectRuido - Medição-
Título: dc.titleQuantificação do ruído de combustão em um motor ciclo Otto usando diferentes combustíveis de competição através da técnica de intensidade sonora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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