
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Darronqui, Silvia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Stier, Suely de Fátima Pianca | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33521 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33521 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Silvia Regina Darronqui | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo a partir de uma perspectiva qualitativa. Busca-se investigar se os professores da Rede Municipal de Educação de Ivaiporã estão aptos a trabalhar com as tecnologias em sala de aula e como se relacionam com as tecnologias digitais e aprendem a utilizar esses recursos de forma significativa em suas práticas pedagógicas, por meio da formação continuada. Tem por objetivo contribuir para inclusão digital de professores da rede municipal de educação, buscando familiarizá-los, motivá-los para a utilização significativa de recursos de computadores e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica, e o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; propiciar ao professor a compreensão do processo de comunicação interpessoal, da interatividade na dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e internet. Os dados coletados para o embasamento dessa pesquisa deu-se por meio de questionário com questões fechadas aplicados a quinze professores das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise deu-se á luz da fundamentação teórica dos seguintes autores: Pierre Lévy e Vani Moreira Kenski | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Título: dc.title | Formação continuada : inclusão digital e social dos professores da rede municipal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: