Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zamberlan, Suzana Maria Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Osnélia Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:49:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:49:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33512 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33512 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Suzana Maria Marques Zamberlan | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa traz inicialmente abordagens, sobre o objeto de estudo da Geografia, o espaço geográfico no ambiente escolar, analisado a importância da linguagem cartografia para o ensino desta disciplina nas séries finais do ensino fundamental, indicando a possibilidade de uso da internet no processo educacional, utilizando os mapas virtuais, ou seja, os Mapas Interativos disponíveis no Portal Dia a Dia Educação. Os mapas são elaborados pela Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR, utilizando-se de informações e dados fornecidos por diversas instituições públicas estaduais e tem como objetivo ser um instrumento pedagógico para a divulgação de informações geográficas do Paraná. O conjunto de mapas possibilita ao usuário consultas diretas aos temas disponibilizados e o acesso a informações atualizadas. Apesar de mapas e Atlas estarem, quase sempre, relacionados à escola, mais especificamente ao ensino de Geografia, o efetivo uso destes é pequeno, visto que na maioria das escolas estaduais não contam com um acervo de Atlas para trabalhar em sala com os alunos. Daí entendermos que, o professor de Geografia deve repensar o ensino da disciplina com recursos cartográficos, utilizando para isto os mapas virtuais, em especial, os disponíveis no Portal Dia a Dia Educação | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas | - |
Título: dc.title | O uso dos mapas virtuais no ensino da cartografia nas séries finais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: