
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valente, Aura Maria de Paula Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Sossai, Sonia Maria Furlan | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33509 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33509 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Aura Maria de Paula Soares Valente | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho teve como ponto de referência a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa fundamentada em três fases: conhecer a história da arte, refletir criticamente e praticar o fazer artístico. Houve a pesquisa bibliográfica e levantamento de dados dos alunos da sétima série X do Colégio Estadual Douradina, do município de Douradina – Paraná, para o levantamento das preferências das quatro áreas de conhecimento de arte e o uso da tecnologia para enriquecer a aulas de arte. O objetivo dessa pesquisa foi entender e conhecer a arte expressionista, entrelaçando com a vida cotidiana escolar dos alunos. Foi levantado também a idéia de novas propostas metodológicas e didáticas para a Arte visual no contexto educativo, de forma que o aluno tivesse interesse e pudesse ver a arte com outros olhos, e, pelo estudo, compreender as diferentes formas de manifestar arte. Para comprovar que existem diferentes possibilidades de utilização da Arte na escola, foram desenvolvidas atividades práticas diferenciadas, ampliando as possibilidades de articulação entre teoria e prática. Este tema de estudo atendeu uma das necessidades do ensino de Arte, neste Colégio, uma vez que quase todos os alunos da turma possuem um computador em casa, e são considerados alunos participativos, engajados no processo de aprender. E, por acreditar que a prática é o que vai alicerçar o conhecimento teórico do aluno e desenvolver sua sensibilidade artística é que este tema foi escolhido. Para valorizar, estimular e desenvolver a sensibilidade artística, cada trabalho que o aluno fez foi exposto em murais, exposições para que os colegas de outras turmas pudessem apreciar as produções, levando-os ao contato com a arte através das imagens, exposições, transparências, informações, visitas em ateliers, galerias on-line, exposições escolares, de forma que aprendam a ver a arte, partindo de obras que já existem para ampliar o conhecimento. Todos os estudos e atividades praticadas, caminharam para o despertar de muitos alunos, que não percebiam o que era a arte e o quanto era prazeroso compreendê-la e praticá-la, principalmente pelas associações que eram entrelaçadas com o seu cotidiano. Este trabalho evidenciou que a arte na escola deve ter uma visão além de conhecimentos e releituras, pois conhecer a história da arte, refletir criticamente e praticar o fazer artístico é o que faz a escola tornar-se um espaço vivo, apontando para a transformação do aluno | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expressionismo (Arte) | - |
| Título: dc.title | A explosão de um grito : o expressionismo na obra de Munch | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: