Utilização do rádio como recurso metodológico na prática pedagógica de professores do núcleo regional de educação de Londrina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBespalhok, Flávia Lúcia Bazan, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorSoares, Elisabete Aparecida Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:46:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:46:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33506-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33506-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Flavia Lucia Bazan Bespalhok-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho faz um estudo da utilização da mídia radiofônica por professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/2010 do estado do Paraná, pertencentes aos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Londrina. Todo o estudo encontra-se fundamentado por teorias acerca do processo ensino-aprendizagem, por autores que defendem a utilização do rádio como importante ferramenta de apoio pedagógico e pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Através de pesquisa on-line de natureza qualitativa, verifica-se o perfil dos professores pesquisados, como o grupo utiliza o rádio como ferramenta de apoio pedagógico, quais as possibilidades de uso em sua disciplina e quais as dificuldades encontradas no uso da mídia. Constata-se, a partir da descrição e análise dos dados que o rádio não é explorado dentro de suas potencialidades como ferramenta de apoio ao professor, uma vez que, a sua utilização em sala de aula, pela maioria do grupo, restringe-se à reprodução de músicas para finalidades diversas. Um trabalho efetivo com a programação oferecida não é uma metodologia explorada por grande parte do grupo e o projeto de construção de uma rádio na escola é mencionado por um número muito pequeno de entrevistados. Dessa forma, percebe-se a necessidade de uma formação que contemple de forma mais aprofundada o uso de mídias em sala de aula, especialmente abordando a mídia radiofônica como instrumento de trabalho pedagógico-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRadio na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Conhecimentos e aprendizagem-
Título: dc.titleUtilização do rádio como recurso metodológico na prática pedagógica de professores do núcleo regional de educação de Londrina-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.