O cinema na sala de aula - uma contribuição

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Helena Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Tânia Aparecida Tinonin da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33504-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Helena Aparecida Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escola não pode ficar alheia a tanta modernidade. Por isso, precisa atualizar-se, buscando nas novas linguagens subsídios para que o conhecimento sistematizado seja prazeroso e que realmente conduza os alunos a um aprendizado efetivo. Partindo dessa visão, o trabalho propõe uma análise da linguagem cinematográfica da cena 13, do filme Constantine (2005), do Diretor sobre o tema "O Inferno". O objetivo principal é mostrar as possibilidades de se trabalhar o cinema em sala de aula, como fonte motivadora de aprendizagem, além de subsidiar o trabalho do professor. Em busca desse objetivo, pretende-se usar a pesquisa bibliográfica, pois se investiga uma linguagem imagética, simbólica, portanto, extremamente persuasiva. O tema "inferno" da cena 13, é apenas um exemplo de como a linguagem cinematográfica pode ser explorada na sala de aula, de acordo com o conteúdo disciplinar. Para tanto, a pesquisa investiga as especificidades próprias da linguagem cinematográfica (enquadramento, movimentos da câmera, focalização, diálogos), bem como toda a simbologia que se esconde em cada tomada. O que se espera é que os alunos se interessem mais pelo assunto e descubram o que se esconde por trás de cada linguagem, tornando-os leitores ativos-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem cinematografica-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Estudo e ensino-
Título: dc.titleO cinema na sala de aula - uma contribuição-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.