
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Parizotto, Janice | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Sérgio, Silvia Carla | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33494 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33494 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Janice Parizotto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta um roteiro para discussões sobre o gênero discursivo argumentativo, presente nas propagandas televisivas, e investigar sua influencia na vida dos telespectadores participantes da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa usando os conceitos Bakhtinianos sobre gêneros discursivos, enfatizando o gênero persuasivo presente nas propagandas televisivas, para através da aplicação de um questionário a alunos de uma escola pública, coletar dados que ajudem a compreender como estes alunos pesquisados percebem a presença de recursos semióticos que representem o gênero persuasivo nas propagandas transmitidas pela TV. Para este trabalho vamos usar o método descritivo de investigação, levando em consideração a interação que cada aluno possui com as propagandas assistidas de acordo com sua realidade construída através da sua prática como sujeito histórico-socialmente constituído, observando os conhecimentos estabelecidos durante sua vivencia e respeitando as diferentes interpretações decorrentes desta bagagem. O aluno pesquisado reconhecido como importante na sociedade através de sua capacidade de interação onde se dá o processo de produção de significado, entre a interação do interlocutor, no caso de nossa pesquisa alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Silvio Vidal com a propaganda, podendo compreender e interagir com os diferentes recursos semióticos para produção de significados | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Propaganda pela televisão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
| Título: dc.title | O gênero argumentativo das propagandas televisivas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: