Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Thormann, Águeda Teresinha Tocchetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33486 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33486 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Dentro das novas propostas da educação, muito se tem falado sobre a importância da leitura. Todavia, a prática escolar muitas vezes abafa o leitor, mesmo em se tratando de textos literários. É necessário, portanto, uma revisão dessa prática, promovendo ações que colaborem na leitura prazerosa. Reflexões sobre leitura e literatura requerem atenção especial do professor para evitar que a prática de leitura no ambiente escolar finalize em cobranças. Essa atitude precisa ser repensada. Por isso surgiu a idéia deste trabalho: integrar a leitura e a literatura com as novas tecnologias para possibilitar aos alunos uma efetiva participação em diferentes práticas sociais. Uma das grandes contribuições para o ensino são os diversos tipos de mídia. Propor novos modos de ler os veículos midiáticos é um desafio para os professores e para as escolas, como também condição para a inserção do sujeito no mundo atual. Sendo assim, é importante trazer para discussão as possibilidades de uso da mídia , em sala de aula, para efetiva formação do cidadão. Nesse sentido, o cinema pode ser um grande recurso para o trabalho pedagógico, uma vez que sua leitura traz uma nova discursividade, uma nova linguagem. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta metodológica utilizando a mídia impressa, os romances O primo Basílio e Memórias póstumas de Brás Cubas; e a mídia audiovisual, o cinema, com os filmes homônimos da obra literária, na perspectiva do Método Recepcional. A intenção é propor esse método como recurso à leitura dos clássicos da literatura e ampliar os horizontes de expectativas da população discente. Nesse método os sujeitos são construtores sociais que mutuamente se constroem e são construídos por meio de textos de diversas esferas sociais. Nessa concepção, a leitura é entendida como atividade interativa de construção de sentidos. Espera-se contribuir na formação de um leitor de mundo, ativo e crítico proficiente da língua, que se sinta seguro para escrever, falar e gostar de ler | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia impressa | - |
Título: dc.title | Proposta metodológica para abordagem em literatura e cinema no ensino médio : mídias impressa e audiovisual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: