Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guetter, Alexandre Kolodynskie | - |
Autor(es): dc.contributor | Fill, Heinz Dieter Oskar August, 1937- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Recursos Hidrícos e Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Pessoa Filho, Luiz Medeiros de Noronha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:53:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:53:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/33466 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33466 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Desde a década de 2000 tem havido avanços científicos no âmbito da previsão climática de chuva, com o uso de modelos numéricos dinâmicos, implicando na necessidade de avaliação do impacto dessas novas tecnologias no índice de acerto das previsões de vazão com horizontes de alguns meses à frente. Este estudo está vinculado aos objetivos do projeto EUROBRISA, que forneceu as previsões de chuva sazonal usada como dado de entrada em um modelo hidrológico concentrado chuva-vazão. O modelo hidrológico 3-R foi calibrado com séries históricas de chuva média observada na bacia e evapotranspiração potencial. A estimativa da evapotranspiração potencial mensal foi obtida com o uso do método combinado de balanço energético e aerodinâmico, bem como as estimativas de variação de cultivo. Essa aplicação do sistema de previsão de vazão sazonal foi desenvolvida para a Bacia do Rio Iguaçu no sul do Brasil. Estudos anteriores indicaram que os índices de acerto das previsões sazonais de vazão eram baixos para a Bacia do Iguaçu. Este estudo visa desenvolver procedimentos que aumentem os índices de acerto, incorporando o uso de dados meteorológicos locais para a estimativa da evapotranspiração potencial mensal, além de aplicar um modelo simplificado de balanço hídrico para estimar a variação mensal dos índices de cultivo na Bacia do Iguaçu. Esse sistema de previsão de vazões sazonais para a Bacia do Iguaçu pode ser útil para a operação do reservatório durante condições de estiagem, para previsão da recuperação do volume armazenado. O sistema de previsão subestima as vazões de pico, não atendendo adequadamente a aplicação de controle de cheias com horizonte de vários meses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Estudo da variabilidade e previsibilidade das chuvas e vazões sazonais na bacia do Rio Iguaçu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: