Suporte ao aprendizado apoiado por múltiplas representações externas através da ánalise e remediação de erros

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Autor(es): dc.contributorPimentel, Andrey Ricardo, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Fábio Duarte de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33457-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33457-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 30/08/2011-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: f. 64-67-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho são apresentados vários aspectos que justificam a necessidade da utilização das múltiplas representações externas como parte fundamental no processo de remediação realizado por ferramentas de diagnóstico automático de erros cometidos pelo aprendiz. Portanto foi estruturado um estudo sobre a relação entre as funções que as múltiplas representações externas podem desempenhar se comparadas diretamente com os tipos de erros cometidos conforme uma classificação. Como resultado foi desenvolvida uma abordagem de remediação de erro apoiado por múltiplas representações externas. Além disso foi desenvolvido um protótipo baseado nessa abordagem construído e aplicado ao domínio de matemática financeira. Ao final são apresentadas as perspectivas da abordagem e da ferramenta e suas limitações bem como futuras pesquisas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper presents several aspects that justify the need to use multiple external representations as a fundamental part in the process of remediation carried out by automatic diagnostic tools to mistakes made by the learner. So it was a structured study based on the relationship between the multiple functions with external representations can be directly compared with different types of mistakes withn a relevant classification. As a result we developed a remediation error to approach based on support of multiple external representations. Its was also developed a prototype built and based on this approach applied to the field of financial mathematics. At the end we present the perspectives of the approach and the tool and its limitations and future research.-
Formato: dc.formatviii, 67 f. : il. (algumas color.), grafs., tabs. ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas tutoriais inteligentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleSuporte ao aprendizado apoiado por múltiplas representações externas através da ánalise e remediação de erros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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