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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Luzmari Fernandes Rocha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33449 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33449 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Roberta Rafaela Sotero Costa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A arte movimenta os sentidos físicos, os sensoriais, e redireciona as faculdades do ser, pois possibilita a exaltação da criatividade e reorganiza o conhecimento. Em busca de encontrar essa máxima apresenta-se o ensino da arte através do uso de imagens de obras visualizadas em sites culturais. Este estudo é baseado na proposta metodológica triangular de Ana Mae Barbosa (2001) que promove o aprendizado focado nos vértices de um triângulo de ações: apreciar, contextualizar e fruir arte e no uso e acesso de imagens em sites culturais através da internet. Pode-se promover o processo de ensino/aprendizagem das artes através da percepção ótica das imagens das obras de arte e sua contextualização – de qual contexto histórico e artístico partiu o artista/autor da obra para executá-la, além de localizar o destino dessas obras na atualidade e sua relevância no mundo das artes. Para tanto, é preciso enriquecer o repertório visual do aluno, que se encontra descaracterizado pelas várias situações do ensino da educação artística através dos anos, encaminhando-o para a visualização de imagens de obras de arte em uma mídia que faça parte de seu contexto. É possível chegar-se a este ponto através da visualização das obras em sites culturais. Deste modo, a pergunta norteadora do presente trabalho é a seguinte: Em que medida é possível transformar uma visão estereotipada da produção artística escolar através do uso das novas tecnologias, já que o conceito de arte que os alunos possuem está distorcido e seus desenhos, são desenhos sem o uso de criatividade e percepção do mundo que os rodeia? A proposta foi realizada a partir da aplicação de atividades escolares sobre obras de artistas brasileiros do Séc. XX relevantes para o Movimento Modernista do Brasil e nos fatos que geraram a Semana de Arte Moderna de 22, tais como: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti. As atividades em questão tomaram como recurso as ferramentas dispostas em sites culturais através do acesso na internet; recurso este disponível na vida escolar e que faz parte dos métodos de ensino e aprendizagem contemporâneos. Verificar como o uso das novas tecnologias pode contribuir para a mudança conceitual sobre arte em turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública do estado do Paraná através do acesso da imagem de obras de arte em sites culturais, propondo o estudo da pintura da arte moderna brasileira e o acesso a essas imagens, bem como a aprendizagem, enriquecimento do conhecimento e aperfeiçoamento do repertório cultural é o objetivo deste trabalho. A presente pesquisa, por ser qualitativa, apresenta a observação da produção artística sobre duas turmas de primeiro ano do ensino médio, analisa o percurso do ensino das artes nas séries anteriores ao ensino médio, a produção artística dos alunos que se apresenta de maneira estereotipada e sem associação ao contexto do mundo que envolve o aluno tão pouco da história da arte, além de organizar uma nova proposta de mediar o processo de ensino aprendizagem através da apreciação de imagens de obras de arte acessadas em sites culturais, busca a interação do aluno com métodos que a arte educação procura para unificar e redirecionar o ensino das artes. Em cada classe de primeiro ano a proposta é dirigida para equipes de cinco ou sete alunos, que então, escolhem e trabalham um determinado artista. Despertado o interesse pelas obras de arte e propondo uma leitura de cada imagem, logo surge a contextualização da obra em meio a fatos históricos que relacionam a obra à data da realização da mesma. O interesse pela vida do artista também toma conta dos alunos, bem como a diversidade de imagens, a procura por maiores informações na rede de computadores desperta pesquisa e apreensão do conhecimento. Através desse modelo de aprendizagem consegue-se despertar no aluno o interesse pela história da produção artística da humanidade além de proporcionar uma visão diferenciada dos modelos que envolvem a pintura desenvolvida depois do séc. XX. O conceito de arte é restabelecido por associações com a história da arte e o próprio mundo que envolve o aluno. Possibilitando essa diretriz no ensino da arte se consegue uma produção artística hibrida através de processos criativos, além de colocar a imagem no centro da aprendizagem e permitir uma utilização renovadora dos processos da arte educação. "Torna-se necessário permitir a experiência não-verbal, intuitiva e perceptiva para proporcionar a instrumentalização necessária que garantirá a promoção do aluno como ser criativo e empreendedor, capaz de aprender pensando e sentindo" (SILVA, 2006, p.42). A tecnologia viabiliza este tipo de experiência, ao permitir que tenhamos níveis diferenciados de experimentação, possibilitando uma nova contextualização da prática em função da dinâmica de relações e conexões que podem ser estabelecidas. O fazer artístico é sensível e remete a percepção e criatividade de cada um propondo uma nova visão da arte. A preocupação com o que o olho vê, o que o olho percebe, em que ambiente está inserido o elemento principal da obra; como acessar outros dados do artista e da obra no próprio site em que se está conectado toma conta das interrogações dos alunos. Depois das contextualizações devidas, as releituras passaram a dominar a produção artística através de desenhos agora então com um novo olhar; um olhar desenvolvido através da leitura de imagens e redirecionado em um julgamento estético formador de expressão e criatividade | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | O ensino de arte através de obras visualizadas em sites culturais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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