
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wojciechowski, Jaime, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ana Claudia Klepa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33447 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33447 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Jaime Wojciechowski | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho aborda a trajetória da implantação de uma rádio escola no Colégio Estadual 14 de Dezembro – EFM – no município de Peabiru – PR, ocorrida entre setembro e dezembro de 2010. Por meio de observação participante foi possível relatar em detalhes esse processo apontando suas conquistas, dificuldades e superações. Para tanto, nos apoiamos no estudo da mídia rádio na educação como ferramenta pedagógica apontando como potencialidade a sua eficácia no desenvolvimento da capacidade intelectual e das habilidades dos educandos, na melhoraria da comunicação institucional, no favorecimentodo protagonismo juvenil e no proporcionar de lazer e cultura. Destacando a linguagem radiofônica como forma de desenvolvimento de outras formas de linguagens que se concretizam no exercício da comunicação e do diálogo. Bem como a necessidade de planejamento e organização dos trabalhos, desde a definição do que cada um dos membros da equipe vai desenvolver na produção dos programas até a veiculação do mesmo.Outro aspecto marcante desse trabalho é a utilização do software livre audacity como recurso que permite fazer gravação, edição e inserção de sonoplastia. Ao final, constatamos a possibilidade de fazer rádio com os recursos que a escola já dispõe e o potencial pedagógico dessa mídia no processo de ensinoaprendizagem | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radio na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software livre | - |
| Título: dc.title | O uso do software Audacity como primeiro passo na implantação de uma rádio escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: