
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Luis Gabriel Abravanel dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Regina de Miranda Mukai | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:44:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:44:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33440 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33440 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Luis Gabriel Abravanel dos Santos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho objetiva comentar o papel da televisão na formação do discurso do adolescente, uma vez que esta é onipresente em todos os lares e que essa presença ocupa um lugar preponderante na vida do ser humano, desde a mais tenra infância. Na sociedade moderna, envolta num contexto de comunicação de massa, de imagens, o professor e a Escola precisam se apropriar de todos esses recursos. É notório que determinados bordões apresentados por personagens de programas televisivos são incorporados ao vocabulário cotidiano dos alunos, a partir de associações e identificações imediatas. Desse modo, esta pesquisa almeja identificar alguns dos bordões criados pela mídia televisiva, a fim de se demonstrar que todo discurso é uma construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social, suas condições de produção. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, com embasamento na Análise do Discurso, de linha francesa, uma das correntes contemporâneas da Linguística | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão e adolescentes | - |
| Título: dc.title | Os bordões criados pela TV e sua influência na linguagem cotidiana | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: