O uso do computador e CD ROM como ferramenta didático/pedagógica no processo ensino/aprendizagem de alunos portadores de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Helena Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorPiva, Ângela Maria Depizzoli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:45:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:45:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33428-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33428-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Helena Aparecida Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem a finalidade de analisar a eficiência do uso do computador e CD ROM como ferramenta didático pedagógica com quatro alunos Portadores de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) matriculados em uma turma de Alfabetização da Escola Especial Luz da Manhã, do município de Jundiaí do Sul - Paraná. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida, tendo como características a desatenção, inquietude e impulsividade de maneira exacerbada. A partir do início do trabalho pedagógico como professora desta turma em agosto de 2009, pôde-se observar que estes alunos não possuíam deficiência intelectual acentuada, porém, eram portadores de algum tipo de transtorno de aprendizagem, pois eram muito indisciplinados, desatentos e não tinham concentração. Para motivá-los na aprendizagem, foi iniciado o processo de alfabetização usando o Método das Boquinhas. Em matemática, os conteúdos foram introduzidos usando material concreto além da utilização de jogos pedagógicos diversificados que estimulavam a aprendizagem e ajudavam a manter a disciplina. Os alunos observados passaram pelo ensino comum e não obtiveram sucesso na aprendizagem devido à indisciplina, desatenção e falta de concentração, características de portadores desse transtorno. Estes possuem baixa autoestima, pois percebem seu fracasso escolar, devido à falta de diagnóstico e metodologia adequada na alfabetização. Para a elaboração deste estudo, foi realizada a pesquisa qualitativa, valendo-se da pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Através de atendimentos em uma hora semanal, para cada aluno, usando o CD Rom Soletrando Júnior para auxiliar na alfabetização e o Software Educativo Multidisciplinar Coelho Sabido Pré para desenvolver as áreas cognitivas a fim de que ocorra a aprendizagem. Os pais, professores e funcionários avaliaram o estudo através de um questionário. Os alunos investigados foram acompanhados através de duas avaliações diagnósticas relacionadas aos avanços na leitura e escrita-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividade-
Título: dc.titleO uso do computador e CD ROM como ferramenta didático/pedagógica no processo ensino/aprendizagem de alunos portadores de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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