Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zamberlan, Suzana Maria Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Marques Palagi, Ana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33418 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Suzana Maria Marques Zamberlan | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa é oriunda do Curso de Especialização em Mídias na Educação da UFPR. Esse trabalho pensa nos avanços das tecnologias e as exigências de novas práticas pedagógicas nos espaços escolares. Justificou-se pelas tecnologias se constituírem, nos últimos tempos, o grande desafio, seja em seu domínio,compreensão e uso, pelos docentes. Compreende, também, que houve grande avanço do uso das tecnologias na modalidade à distância, no entanto, o ensino presencial ainda sofre desta ausência ou de preconceitos. Por isso, e pela necessidade em pensar novas práticas pedagógicas que levou a cabo esta pesquisa. A pergunta norteadora foi de que forma os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS), com suas ferramentas, possibilidades tecnológicas,constituem-se em espaços de perspectivas e desafios na ação docente, no ensino presencial? Teve como objetivos demonstrar o uso desses Ambientes Virtuais de Aprendizagem no ensino presencial; promover espaços possíveis de práticas docentes concretas em uso de AVAs, nessa modadidade; implementar ações concretas do uso desses ambientes e contribuir, com a pesquisa, a uma nova postura de formação e atuação docente. Sua metodologia se deu através da pesquisa ação, com alunos do Curso de Formação de Docentes, primeira série,durante seis meses, compreendido de agosto a dezembro de 2010, na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação. A fundamentação teórica teve autores como Belloni, Moran, Bortolozzo et al., Muzinatti, Altoè, documentos do MEC e daSEED/PR, entre outros | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Ensino via Web | - |
Título: dc.title | Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: