Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZamberlan, Suzana Maria Marques-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorMarques Palagi, Ana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:14:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:14:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33418-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33418-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Suzana Maria Marques Zamberlan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa é oriunda do Curso de Especialização em Mídias na Educação da UFPR. Esse trabalho pensa nos avanços das tecnologias e as exigências de novas práticas pedagógicas nos espaços escolares. Justificou-se pelas tecnologias se constituírem, nos últimos tempos, o grande desafio, seja em seu domínio,compreensão e uso, pelos docentes. Compreende, também, que houve grande avanço do uso das tecnologias na modalidade à distância, no entanto, o ensino presencial ainda sofre desta ausência ou de preconceitos. Por isso, e pela necessidade em pensar novas práticas pedagógicas que levou a cabo esta pesquisa. A pergunta norteadora foi de que forma os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS), com suas ferramentas, possibilidades tecnológicas,constituem-se em espaços de perspectivas e desafios na ação docente, no ensino presencial? Teve como objetivos demonstrar o uso desses Ambientes Virtuais de Aprendizagem no ensino presencial; promover espaços possíveis de práticas docentes concretas em uso de AVAs, nessa modadidade; implementar ações concretas do uso desses ambientes e contribuir, com a pesquisa, a uma nova postura de formação e atuação docente. Sua metodologia se deu através da pesquisa ação, com alunos do Curso de Formação de Docentes, primeira série,durante seis meses, compreendido de agosto a dezembro de 2010, na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação. A fundamentação teórica teve autores como Belloni, Moran, Bortolozzo et al., Muzinatti, Altoè, documentos do MEC e daSEED/PR, entre outros-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Ensino via Web-
Título: dc.titleAmbientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como espaço de possibilidades e desafios na ação docente, no ensino presencial : registro de uma experiência em gestão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.