O rádio como ferramenta pedagógica objetivando a melhoria do aprendizado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchlemer, Cris Betina, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Flora Lucirley Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33413-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33413-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Cris Betina Schlemer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escola é o espaço que há estrutura para atividades que envolvam interação e aproveitamento da capacidade de cada aluno. A tecnologia está presente em todos os ambientes e a escola já faz uso de muitos recursos tecnológicos como a TV, DVD, rádio, entre outros. Neste trabalho pretende-se abordar o uso pedagógico do rádio na escola e mais especificamente a radionovela. Muitas escolas estaduais do Paraná têm projetos de rádio, mas, no entanto sua aplicabilidade nem sempre é de cunho pedagógico. Após uma visita ao Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro foi possível observar que há suporte técnico para a melhoria do uso da rádio a qual é gerenciada pelos alunos do Grêmio Estudantil, todavia os alunos a utilizam apenas para recados e músicas na hora do intervalo. A partir dessa observação foi apresentado o projeto de inserir na grade programas diferenciados como a radionovela que pode ser utilizada como contação de histórias seja em capítulo único ou particionado. Para exemplificar a funcionalidade deste tipo de atividade foi selecionada a história do "Chapeuzinho Vermelho" que após a adaptação para roteiro e a escolha dos efeitos especiais e vinhetas foi feita a gravação e edição utilizando o software Audacity para que fosse apresentada durante a programação da rádio da escola. O rádio é a mídia que possibilita esta mistura de vozes e efeitos objetivando prender a atenção dos ouvintes de forma que vivenciem o texto dramatizado e sintam-se como participantes da história. Num momento em que estamos em meio à constante evolução da tecnologia e de uma cultura que é mais visual observa-se que o rádio resgata a sensibilidade e a concentração dos alunos-
Formato: dc.format1 recurso online (2 arquivos) : PDF e MP3.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/zip-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectRadio na educação-
Título: dc.titleO rádio como ferramenta pedagógica objetivando a melhoria do aprendizado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.