Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gregório, Gislaine Patrícia Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Nóbrega, Sophia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:02:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:02:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33407 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33407 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Gislaine Patrícia Marques Gregório | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O uso de recursos midiáticos e tecnológicos por professores PDE durante a implementação de seu projeto de intervenção pedagógica em sala de aula, é o objeto de estudo desse trabalho, que tem por finalidade constatar, se de fato, tais recursos vêm sendo empregados por estes profissionais. Para isso, utilizou-se a pesquisa de campo com uma abordagem quantitativa. Composto por cinco questões, o questionário que deu origem à referida pesquisa foi respondido por quinze professores da rede estadual de ensino, todos concluintes do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional, que foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O objetivo desse programa é instrumentalizar o professor da rede pública estadual, redimensionando sua prática docente para a melhoria da qualidade do ensino por meio dos recursos midiáticos e tecnológicos que são, atualmente, os principais aliados dos professores na busca de melhores resultados em sua prática pedagógica. Constatou-se após a realização da pesquisa e tabulação dos dados que o uso destes recursos, pelo professor PDE, de fato contribuem para que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo no contexto no qual estão inseridos os educandos | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Título: dc.title | O uso dos recursos midiáticos e tecnológicos por professores PDE durante a implementação de seu projeto de intervenção pedagógica na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: