
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sierra, Jamil Cabral, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Christopher Smith Bignardi, 1989- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33405 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33405 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Jamil Cabral Sierra | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho pretende, com base nos Estudos de Gênero, nos estudos sobre sexualidade e nas teorizações foucaultianas, problematizar a constituição de movimentos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) dentro da esfera universitária. Para tanto, tomo como objeto de análise o Coletivo Leque, grupo LGBT criado na Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral que, desde 2010, vem se constituindo como grupo de militância LGBT na universidade. A partir das ações desenvolvidas pelo grupo, esse trabalho faz, num primeiro momento, uma discussão sobre a noção de sexualidade, tendo em perspectiva que sexo-sexualidadehomossexualidade são criações sócio-históricas recentes. Logo depois,há uma discussão sobre a noção de identidade gênero e de como essa categoria tem marcado a história no movimento homossexual no Brasil. Num terceiro momento, parte-se para uma breve retrospectiva sobre a constituição do movimento homossexual no Brasil e de como tal exercício de militância tem agido no combate à homofobia e às violências de gênero e sexuais nos ambientes não só escolares, mas também sociais. Para finalizar, há uma análise do Coletivo Leque e de suas principais ações realizadas até o momento | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pluralismo cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
| Título: dc.title | Coletivo leque "arrombando" as possibilidades : diversidade sexual, movimento LGBT e educação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: