
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Célia Arns de, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Birck, Daniele Maria Castanho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33341 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33341 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Célia Arns de Miranda | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 29/08/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: f. 168-176 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos literários | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre A tempestade, uma peça de William Shakespeare, e Prospero's Books: an Adaptation of The Tempest by William Shakespeare, um filme do diretor Peter Greenaway. No intuito de entender o processo que transformou uma peça de 1611 em um filme do final do século XX, este trabalho emprega os conceitos teóricos propostos por estudiosos como: Gerard Genette, Linda Hutcheon, Julie Sanders e Robert Stam. Além deste objetivo geral, este estudo examina o modo como os traços reflexivos presentes em A tempestade são intensificados e ampliados na adaptação fílmica de Peter Greenaway. Como resultado deste questionamento, esta dissertação demonstra que a escolha do cineasta de identificar Próspero, o protagonista de A tempestade, com William Shakespeare, com o ator britânico John Gielgud e consigo mesmo é central para a construção da reflexividade fílmica. A preocupação da peça com teatralidade é expandida em níveis complexos de interpretação que não só colocam os artifícios do cinema em primeiro plano, mas também discutem os procedimentos envolvidos na criação literária, na ilusão teatral e, finalmente, no próprio processo de adaptar um texto canônico para a tela. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims at analysing the relationship between William Shakespeare's play The Tempest and Peter Greenaway's film Prospero's Books: an Adaptation of The Tempest by William Shakespeare. In order to understand the process that transformed a play of 1611 into a movie at the end of the 20th Century, this work employs concepts provided by theoreticians such as Gerard Genette, Linda Hutcheon, Julie Sanders and Robert Stam. In addition to this general objective this study examines how the reflexive traits which are present in The Tempest are intensified and amplified in Greenaway's filmic adaptation. As a result of this search, this dissertation demonstrates that the film director's choice of identifying Prospero, the main character of The Tempest, with William Shakespeare, with the British actor John Gielgud and with himself is central to reflexivity. The play's concern with theatricality is expanded into complex levels of interpretation that not only foreground the artifices of cinema, but also discuss the procedures involved in the literary creation, in the theatrical illusion and, finally, in the very process of adapting a canonical text to the screen. | - |
| Formato: dc.format | xii, 181 f. : il., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Shakespeare, William, 1564-1616 - Crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura inglesa - História e crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Adaptações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adaptações para o cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | Prospero's books : adaptação, reflexividade e crítica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: