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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Zannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
Autor(es): dc.creator | Anjelo, Karyn Lia Hamad | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:46:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:46:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/33333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33333 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ruído encontra-se cada vez mais relacionado à atividade de lazer no Brasil, inclusive em academias de ginástica, onde milhares de professores e alunos estão expostos a elevados níveis de pressão sonora durante várias horas por dia, sem qualquer tipo de proteção, sendo necessária a preocupação com a saúde mental e corporal desta população. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os níveis de ruído em academias de ginástica nas cidades de Curitiba-PR e Irati-PR, através das medições dos níveis de pressão sonora - nível sonoro equivalente (Leq), níveis mínimos (Lmin) e máximos (Lmax), simulações dos parâmetros acústicos (tempo de reverberação - TR e índice de transmissão da fala - STI) e identificação dos efeitos causados pelo ruído nos professores e alunos. Para a coleta de dados, foi utilizado um medidor sonoro classe I da marca Brüel & Kjær, modelo 2238, as simulações computacionais foram realizadas com o software Odeon Combined versão 9.2 e para a identificação dos efeitos, foram aplicados questionários nos alunos e professores. Na análise estatística foi utilizado o software R versão 2.11.1, considerado o nível de significância igual a 5% (p ? 0,05). Os resultados mostraram que os níveis de pressão sonora (Leq) variaram entre 80,1 e 100,1 dB(A), atingindo o valor máximo (Lmax) 117,2 dB(A), ultrapassando os valores limites estabelecidos pela legislação. Verificou-se que as modificações realizadas nas academias de ginástica reduziram o tempo de reverberação e alteraram a classificação do índice de transmissão da fala de pobre para satisfatório, melhorando assim as condições acústicas das academias de ginásticas. Os efeitos mais relatados pelos alunos e professores foram cansaço e fadiga vocal. Diversas alterações vocais foram apontadas pelos professores no final se sua jornada de trabalho, sendo que a mais relatada foi rouquidão. Conclui-se que o ambiente da academia de ginástica onde as pessoas buscam a promoção da saúde e lazer apresentou, incoerentemente, altos níveis de pressão sonora que são encontrados em ambientes industriais, gerando assim extrema preocupação com relação à saúde de seus alunos e, especialmente, dos professores atuantes. Diante dos resultados encontrados neste estudo, fica evidente a necessidade de ações que minimizem e controlem a ação prejudicial do ruído nas academias de ginástica, podendo ser realizadas através de medidas de controle da exposição do ruído na fonte, na trajetória e no indivíduo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ouvidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição sonora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Título: dc.title | Avaliação do ruído e seus efeitos em professores e alunos de academias de ginástica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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