Avaliação do ruído e seus efeitos em professores e alunos de academias de ginástica

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Autor(es): dc.contributorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorAnjelo, Karyn Lia Hamad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/33333-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33333-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ruído encontra-se cada vez mais relacionado à atividade de lazer no Brasil, inclusive em academias de ginástica, onde milhares de professores e alunos estão expostos a elevados níveis de pressão sonora durante várias horas por dia, sem qualquer tipo de proteção, sendo necessária a preocupação com a saúde mental e corporal desta população. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os níveis de ruído em academias de ginástica nas cidades de Curitiba-PR e Irati-PR, através das medições dos níveis de pressão sonora - nível sonoro equivalente (Leq), níveis mínimos (Lmin) e máximos (Lmax), simulações dos parâmetros acústicos (tempo de reverberação - TR e índice de transmissão da fala - STI) e identificação dos efeitos causados pelo ruído nos professores e alunos. Para a coleta de dados, foi utilizado um medidor sonoro classe I da marca Brüel & Kjær, modelo 2238, as simulações computacionais foram realizadas com o software Odeon Combined versão 9.2 e para a identificação dos efeitos, foram aplicados questionários nos alunos e professores. Na análise estatística foi utilizado o software R versão 2.11.1, considerado o nível de significância igual a 5% (p ? 0,05). Os resultados mostraram que os níveis de pressão sonora (Leq) variaram entre 80,1 e 100,1 dB(A), atingindo o valor máximo (Lmax) 117,2 dB(A), ultrapassando os valores limites estabelecidos pela legislação. Verificou-se que as modificações realizadas nas academias de ginástica reduziram o tempo de reverberação e alteraram a classificação do índice de transmissão da fala de pobre para satisfatório, melhorando assim as condições acústicas das academias de ginásticas. Os efeitos mais relatados pelos alunos e professores foram cansaço e fadiga vocal. Diversas alterações vocais foram apontadas pelos professores no final se sua jornada de trabalho, sendo que a mais relatada foi rouquidão. Conclui-se que o ambiente da academia de ginástica onde as pessoas buscam a promoção da saúde e lazer apresentou, incoerentemente, altos níveis de pressão sonora que são encontrados em ambientes industriais, gerando assim extrema preocupação com relação à saúde de seus alunos e, especialmente, dos professores atuantes. Diante dos resultados encontrados neste estudo, fica evidente a necessidade de ações que minimizem e controlem a ação prejudicial do ruído nas academias de ginástica, podendo ser realizadas através de medidas de controle da exposição do ruído na fonte, na trajetória e no indivíduo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectOuvidos-
Palavras-chave: dc.subjectRuido-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição sonora-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Título: dc.titleAvaliação do ruído e seus efeitos em professores e alunos de academias de ginástica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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