Blog, um recurso didático de apoio ao ensino de álgebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Gílian Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorMunhoz, Maurício de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:48:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:48:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33324-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gílian Cristina Barros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ensino da matemática com novos encaminhamentos metodológicos agrega essas novas possibilidades educativas, tais como: o jogo, a etnomatemática, a modelagem matemática, a resolução de problemas e a informática. Na informática, os recursos didáticos digitais podem possibilitar uma maior interação e a construção prazerosa e significativa do saber. O blog, como recurso digital, é uma dessas ferramentas que se caracteriza como objeto de construção coletiva do saber que pode se articular com os conhecimentos matemáticos de forma harmônica para o ensino e a aprendizagem. A importância deste relato de experiência centra-se na disciplina de matemática contemplando o conteúdo da álgebra visando às suas possibilidades educativas na prática docente, as vantagens da interação educador e educando na utilização da ferramenta digital a partir de uma experiência exploratória e prática na web. Este trabalho busca descrever um caso de ensino de razões, proporções, regra de três simples e porcentagens, em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental, utilizando blogs e modelagem matemática. A metodologia empregada para análise é pesquisa aação. Nas atividades desenvolvidas pelos educandos com o blog, percebeu-se que muitos alunos começaram a discutir a matemática no seu cotidiano, desde os comentários das outras tarefas realizadas pelos seus colegas de classe, bem como a entrada no blog para conferir a opinião e produção da sua turma-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Blogs-
Título: dc.titleBlog, um recurso didático de apoio ao ensino de álgebra-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.