Sala de recursos e a produção de áudio como estímulo a oralidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Nilceia Bueno de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:37:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:37:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33322-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilcéia Bueno de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo teve por objetivo pesquisar sobre o quanto a produção de áudio pode desenvolver a fala dos alunos de Sala de Recursos com Deficiência Intelectual e Transtorno Funcionais Específicos, considerando como questões norteadoras: histórico da deficiência, definição de atendimento educacional especializado com ênfase na Sala de Recursos, especificar o alunado da Sala de Recursos, origem da fala, aspectos orgânicos da fala, linguagem oral e o pensamento, relação oralidade e escrita, evolução da comunicação, meios de comunicação na educação, o rádio como meio de comunicação e expressão, o rádio e o áudio na educação e o áudio na educação especial. Apresentou-se como pesquisa qualitativa que busca compreender a estruturação da linguagem oral, utilizando para isso de pesquisa bibliográfica, pois, ao considerar que a produção de áudio pode estimular a oralidade de alunos com dificuldades na fala, necessita-se conhecer os aspectos fisiológicos e psicológicos da mesma. A investigação seguiu uma metodologia de dez (10) horas/aula de trabalhos em laboratório de informática, para as produções de áudio, se observando o impacto dessas gravações na oralidade dos educandos-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectFala - Conhecimentos e aprendizagem-
Título: dc.titleSala de recursos e a produção de áudio como estímulo a oralidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.