A prática do curso introdução a educação digital realizado no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins em Santa Cecília do Pavão : uma reflexão sobre o planejamento das aulas após a apropriação das tecnologias de informação e comunicação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlbino, Ana Beatriz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorMensato, Alessandra Zanato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33319-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33319-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ana Beatriz Albino-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o curso de Introdução a Educação Digital ofertado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). O curso ocorreu no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, na cidade de Santa Cecília do Pavão norte do estado do Paraná, durante os meses de maio a agosto de 2010 sempre no período vespertino. O curso ofertado dispunha de 40 horas como carga horária, divididas em cinco encontros presenciais e a distância. O objetivo do curso foi à inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas, visando principalmente promover a inclusão digital dos professores e gestores das escolas, dinamizando e qualificando os processos de ensino e aprendizagem com vistas à educação básica. A formação continuada do professor é de fundamental relevância para que a inserção dos recursos tecnológicos no processo educacional aconteça com eficácia e eficiência, contribuindo assim para a qualidade da aprendizagem dos educandos. A verificação após o curso da real utilização pelos professores dos temas propostos como suporte para a sua formação e posterior aplicabilidade, cumpre com o papel a que se propõem. Trabalhar com pessoas não é fácil, portanto em um grupo heterogêneo como o observado primou-se por valorizar a diversidade, procurando durante os encontros suprir as necessidades de cada indivíduo em relação ao uso das tecnologias no cotidiano escolar-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação-
Título: dc.titleA prática do curso introdução a educação digital realizado no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins em Santa Cecília do Pavão : uma reflexão sobre o planejamento das aulas após a apropriação das tecnologias de informação e comunicação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.