O ensino da física em ambientes virtuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Nilceia Bueno de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorMatesco, Léia Denise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33315-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33315-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilcéia Bueno de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As mudanças que o universo vem sofrendo vão além dos nossos olhos, evoluímos, conhecemos e transformamos nosso espaço numa velocidade enorme. A educação precisa acompanhar essas mudanças, nós professores estamos à frente desse processo. Nosso compromisso é desafiador! A tarefa do educador atualmente não é apenas de ensinar, mas ensinar com qualidade procurando motivar o aluno a querer aprender, desenvolver suas potencialidades, fazendo com que o conhecimento seja significativo, e a aprendizagem duradoura; para tanto é necessário o uso adequado das tecnologias, onde as mídias aplicadas na educação com seriedade e conhecimento do professor fazem o grande diferencial. Sendo assim, o presente trabalho propõe ao professor o uso da internet e do computador aliado a sites específicos e portais educativos que disponibilizam conteúdo, exercícios e fórmulas para o aluno estudar e aprender. Foram realizadas duas aplicações de questionário no qual vinte alunos do 2º ano do ensino médio responderam questões de pré-teste e pós-teste. Nesse tempo de construção do TCC O ensino da física em ambientes virtuais propiciei aos alunos aulas diferenciadas no laboratório de informática, cadastro no PRAL, um ambiente professor aluno, disponível no site Só Matemática; e realizamos várias pesquisas e estudos utilizando o computador; explorando o ensino da Física, visando sempre atingir os objetivos propostos. Complementando essa análise, se fez indispensável uma abordagem e estudo de sociedade, educação, escola, ambientes virtuais, e o ensino da física. Enfim, percebemos a transformação de uma aula tradicional com giz e saliva, passiva e distante da realidade em um momento único, diferente, envolvente com significado e aplicação usando a hipermídia-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Título: dc.titleO ensino da física em ambientes virtuais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.