A utilização do computador como instrumento de ensino e aprendizagem na disciplina de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValente, Aura Maria de Paula Soares-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorMachado, Raquel Vaz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33304-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Aura Maria de Paula Soares Valente-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa aborda "A utilização do computador como instrumento de ensino e aprendizagem na disciplina de História", realizada com 22 alunos da turma 4ªA, da Escola Municipal Pedro Biscaia, localizada em Araucária, no ano de 2010. Esta Unidade Educacional está passando por um processo de mudança decorrente da ampliação do ensino para nove anos de duração, Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e UCAA - Um Computador por Aluno em Araucária. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar com os alunos da turma 4ª A, sobre o aprendizado dos conteúdos de história, antes e após a utilização do computador como recurso didático no processo de ensino e de aprendizagem. A Revisão de Literatura estudou considerações envolvendo o ensino de história com PCN’s (1997) e autores como: Schmidt (2005), Bittencourt (1998), Levy (1993), Valente (2010), Kalinke (1999), Meier (2007), Gasparin (2003), Brito (2008). A coleta de dados foi pela observação e aplicação de dois questionários: o primeiro para conhecer o pensamento dos alunos sobre o ensino da história antes da utilização do computador na disciplina, e o segundo para saber se o uso do computador na aula de história auxiliou no processo de ensino e de aprendizagem. Essa investigação considerou que as mudanças propostas contribuíram no ensino da disciplina de história utilizando o computador como instrumento de ensino e aprendizagem e que. Os alunos passaram a aprender melhor o conteúdo de história, por meio da proposta utilizada-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - História-
Título: dc.titleA utilização do computador como instrumento de ensino e aprendizagem na disciplina de história-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.