The time is out of joint - educação e autoridade : a crise na educação segundo Hannah Arendt

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoosburger, Udo Baldur, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia, Política e Educação-
Autor(es): dc.creatorLobo Neto, Otávio Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33301-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Udo Baldur Moosburger-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Filosofia, Política e Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A educação é para Hannah Arendt uma atitude conservadora que visa proteger o status quo contra a avassaladora força do novo que está em potência a cada nascimento. Por outro lado, visa também a proteger o novo diante do velho. Pois, metaforicamente falando, somente à sombra da luz, da publicidade que advém do mundo público, é que a criança pode se nutrir do solo onde é criada. O solapamento das esferas privada e pública e a concomitante sobrelevação da esfera social desencadeou no mundo moderno a perda de autoridade. Na educação, o profissional que mediaria o velho e o novo, não tem mais o fio condutor da tradição e, portanto, os critérios que lhe davam autoridade e que lhe serviam como amparo. Isso graças ao esgarçamento totalitário que não permite a retomada de velhos paradigmas. Sobrevindo uma grande aporia uma vez que a natureza da educação não permite que se abra mão nem da autoridade, nem da tradição. Partindo de noções como crise, autoridade, esfera privada, pública e social; compreender o lugar da educação no pensamento arendtiano-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrise-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleThe time is out of joint - educação e autoridade : a crise na educação segundo Hannah Arendt-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.