A produção de mídia impressa a partir da pesquisa e análise de problemas da história da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValente, Aura Maria de Paula Soares-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorKomar, Marcelo Fabrício Chociai-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:46:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:46:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33295-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33295-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Aura Maria de Paula Soares Valente-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho refere-se à utilização das mídias tecnológicas, por meio de gêneros textuais explorados em problemas da História da Matemática, com a utilização do site youtube e do software aTube Catcher 2.0. O objetivo da pesquisa foi possibilitar ao aluno o conhecimento sobre a visão histórica da Matemática, o conhecimento sobre mídias e a realização da pesquisa envolvendo problemas s da História da Matemática que possam desenvolver no aluno o interesse por esta Ciência, que contribua no processo de ensino e aprendizagem. Os atores principais deste trabalho são 25 alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio que têm um papel importante na sua realização, pois trata-se de um trabalho que envolve a utilização de mídias e a construção do pensamento lógico através da História da Matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e como instrumento de coleta de dados utilizou-se problemas envolvendo a História da Matemática e o uso de mídias tecnológicas como computador, software apropriado, Internet, pendrive e tv multimídia. Como resultado desta pesquisa constatou-se que, no que diz respeito ao ensino Matemática, a pesquisa realizada demonstra que o professor consegue, com criatividade, ensinar seu aluno a superar os conflitos existentes no dia a dia, despertando no mesmo a autoconfiança, tornando as aulas de Matemática mais prazerosas, onde o relacionamento com os colegas pode refletir a importância da história da matemática e o uso de mídias, para uma sociedade mais justa e influenciada pela aprendizagem-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMídia impressa-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - História-
Título: dc.titleA produção de mídia impressa a partir da pesquisa e análise de problemas da história da matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.