Uma proposta de uso da tecnologia assistiva computacional para alunos com sequelas de encefalopatia crônica não progressiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorParizotto, Janice-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorJesus, Lucia Montini Domingues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:22:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:22:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33293-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Janice Parizotto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As tecnologias estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, sejam elas normais ou deficientes. A utilização das tecnologias para melhorar a condição de vida de pessoas com deficiências, além de transformá-las, torna-se ferramenta poderosa para a sobrevivência. Assim, para as pessoas com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, a Tecnologia Assistiva Computacional torna possível uma maior aproximação com uma vida normal. Nas escolas, os alunos com seqüelas desta deficiência, tem suporte para a realização de atividades que, sem a tecnologia, seria impossível. Portanto, o objetivo deste trabalho é levar o corpo docente a pesquisar sobre o uso das tecnologias Assistivas (softwares), e como estas promovem formas que auxiliam na aprendizagem e na comunicação do aluno com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, oportunizando a estes, autonomia e independência social e ainda compreender o funcionamento básico dos softwares e jogos aplicados à comunicação assistiva, conhecendo novas linguagens que estimulam o gosto pela pesquisa e por novas formas de registros. Atualmente as tecnologias encontramse mais acessíveis e, portanto deve-se ensinar esses recursos tecnológicos visando à amplificação do campo de conhecimento, sendo assim, o uso das tecnologias facilita a comunicação e o conhecimento dos alunos com realimentação das experiências, motivando-os ainda mais para a aprendizagem. O uso das mídias e da internet como fonte de pesquisa facilitará os saberes necessários para comunicação alternativa e o conhecimento sistematizado. O acesso aos recursos tecnológicos oferecidos pela sociedade e escola como das tecnologias assistivas, influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e autonomia intelectual e social. Por fim, o trabalho será baseado em estudo de caso e em pesquisa em livros e virtual, mas para isso o professor deverá dominar a ferramenta "Computador" para melhor assistir aos alunos objetos deste estudo-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino aprendizagem-
Título: dc.titleUma proposta de uso da tecnologia assistiva computacional para alunos com sequelas de encefalopatia crônica não progressiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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