
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Parizotto, Janice | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Lucia Montini Domingues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33293 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33293 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Janice Parizotto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As tecnologias estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, sejam elas normais ou deficientes. A utilização das tecnologias para melhorar a condição de vida de pessoas com deficiências, além de transformá-las, torna-se ferramenta poderosa para a sobrevivência. Assim, para as pessoas com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, a Tecnologia Assistiva Computacional torna possível uma maior aproximação com uma vida normal. Nas escolas, os alunos com seqüelas desta deficiência, tem suporte para a realização de atividades que, sem a tecnologia, seria impossível. Portanto, o objetivo deste trabalho é levar o corpo docente a pesquisar sobre o uso das tecnologias Assistivas (softwares), e como estas promovem formas que auxiliam na aprendizagem e na comunicação do aluno com seqüelas de Encefalopatia Crônica Não Progressiva, oportunizando a estes, autonomia e independência social e ainda compreender o funcionamento básico dos softwares e jogos aplicados à comunicação assistiva, conhecendo novas linguagens que estimulam o gosto pela pesquisa e por novas formas de registros. Atualmente as tecnologias encontramse mais acessíveis e, portanto deve-se ensinar esses recursos tecnológicos visando à amplificação do campo de conhecimento, sendo assim, o uso das tecnologias facilita a comunicação e o conhecimento dos alunos com realimentação das experiências, motivando-os ainda mais para a aprendizagem. O uso das mídias e da internet como fonte de pesquisa facilitará os saberes necessários para comunicação alternativa e o conhecimento sistematizado. O acesso aos recursos tecnológicos oferecidos pela sociedade e escola como das tecnologias assistivas, influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e autonomia intelectual e social. Por fim, o trabalho será baseado em estudo de caso e em pesquisa em livros e virtual, mas para isso o professor deverá dominar a ferramenta "Computador" para melhor assistir aos alunos objetos deste estudo | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Uma proposta de uso da tecnologia assistiva computacional para alunos com sequelas de encefalopatia crônica não progressiva | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: