Resgate de valores na escola pública : uma alternativa para acabar com a indisciplina e violência na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Luis Gabriel Abravanel dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorGubert, Zelir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:17:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:17:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33283-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33283-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luis Gabriel Abravanel dos Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa mostra os principais fatores que alguns professores de escolas públicas apontam como conseqüência das manifestações de indisciplina no cotidiano escolar e o que estes podem fazer para lidar com ela. Através de uma pesquisa de campo constatou-se que, devido às mudanças na sociedade, o papel da escola também mudou, fazendo com que alguns valores importantes, que antes eram atribuídos à educação pela família, fossem agora transmitidos e ensinados pela escola. A partir de uma pesquisa bibliográfica foram abordados: a questão da disciplina e limites no ambiente escolar, a função da escola, a postura do educador e do educando na ação educacional, a questão da autoridade do professor, e a perspectiva de mudança, a partir da construção coletiva de normas no ambiente escolar. Tal etapa foi importante, na medida em que, contribuiu pra a compreensão do aparecimento da indisciplina no cotidiano escolar e que práticas poderiam ser adotadas para minimizar ou acabar com a problemática. Ao final desse trabalho apresenta-se a conclusão tanto da pesquisa teórica quanto a de campo, enfatizando a importância da construção coletiva das normas e regras no ambiente escolar. Demonstra-se que tanto escola como família precisam caminhar juntas para atingir os objetivos: resgatar os valores que há tanto foram perdidos e/ou esquecidos para que desta maneira se tente erradicar ou pelo menos minimizar a indisciplina no contexto escolar-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Título: dc.titleResgate de valores na escola pública : uma alternativa para acabar com a indisciplina e violência na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.