Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zamberlan, Suzana Maria Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Gnoatto Netto, Delize | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33276 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Suzana Maria Marques Zamberlan | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As mudanças na vida e no mundo do trabalho exigem profissionais antenados e ativos para esta sociedade que se apresenta. A escola, por sua vez, tem obrigação de fazer a diferença na vida desses jovens. Neste sentido, é importante analisar e construir currículos não desta ou daquela disciplina, mas uma visualização das possibilidades de realizações dentro da escola que propicie o entendimento de que o conhecimento não se realiza fragmentado, numa sequência linear de disciplina, mas acontece quando conseguimos estabelecer relações e possibilidades entre todos os conhecimentos adquiridos. Os hipertextos constituem uma rede que pode tratar de diversos temas interligados. Ao acionar a rede textual, em dado momento, o leitor atualiza alguns desses textos, de acordo com seus objetivos de leitura, marca trechos que considera importantes, relaciona e associa conhecimentos novos ao seu conhecimento prévio e vai construir um percurso próprio de leitura. Dessa forma, espaços mentais serão construídos e terão significado.Num mundo globalizado em que culturas e processos políticos e econômicos parecem fugir ao controle e ao alcance, a construção de identidades solidamente alicerçadas em conhecimentos originados nas Ciências Humanas, em especial na História, constitui condição imprescindível ao prosseguimento da vida social do indivíduo. O processo de aprender é fundamental na formação das pessoas, nas relações e atividades de que os indivíduos participam, configuradas pelas condições espaço temporais e socioculturais em que se realizam. Os hipertextos e seus desdobramentos caracterizam-se como um método interessante de ensinar e aprender conteúdos históricos de forma não-linear. É uma nova forma de linguagem em que acontece a mediação entre o oral, o escrito, o imagético e o digital dando o formato do hipertexto. O simples ato de ler se transforma historicamente | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O hipertexto como método de ensino no campo da história | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: