O hipertexto como método de ensino no campo da história

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZamberlan, Suzana Maria Marques-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorGnoatto Netto, Delize-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33276-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Suzana Maria Marques Zamberlan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As mudanças na vida e no mundo do trabalho exigem profissionais antenados e ativos para esta sociedade que se apresenta. A escola, por sua vez, tem obrigação de fazer a diferença na vida desses jovens. Neste sentido, é importante analisar e construir currículos não desta ou daquela disciplina, mas uma visualização das possibilidades de realizações dentro da escola que propicie o entendimento de que o conhecimento não se realiza fragmentado, numa sequência linear de disciplina, mas acontece quando conseguimos estabelecer relações e possibilidades entre todos os conhecimentos adquiridos. Os hipertextos constituem uma rede que pode tratar de diversos temas interligados. Ao acionar a rede textual, em dado momento, o leitor atualiza alguns desses textos, de acordo com seus objetivos de leitura, marca trechos que considera importantes, relaciona e associa conhecimentos novos ao seu conhecimento prévio e vai construir um percurso próprio de leitura. Dessa forma, espaços mentais serão construídos e terão significado.Num mundo globalizado em que culturas e processos políticos e econômicos parecem fugir ao controle e ao alcance, a construção de identidades solidamente alicerçadas em conhecimentos originados nas Ciências Humanas, em especial na História, constitui condição imprescindível ao prosseguimento da vida social do indivíduo. O processo de aprender é fundamental na formação das pessoas, nas relações e atividades de que os indivíduos participam, configuradas pelas condições espaço temporais e socioculturais em que se realizam. Os hipertextos e seus desdobramentos caracterizam-se como um método interessante de ensinar e aprender conteúdos históricos de forma não-linear. É uma nova forma de linguagem em que acontece a mediação entre o oral, o escrito, o imagético e o digital dando o formato do hipertexto. O simples ato de ler se transforma historicamente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Título: dc.titleO hipertexto como método de ensino no campo da história-
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