
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Helena Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Freire, Eléia de Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33270 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33270 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Helena Aparecida Batista | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A proposta deste trabalho é fazer uma reflexão sobre a utilização da TV multimídia nas salas de aula das escolas públicas do município de Jacarezinho, especialmente no Colégio Estadual Rui Barbosa. E.F.M.P. O Objetivo principal é investigar as principais causas da não utilização deste recurso em sala de aula pelos professores do Estabelecimento e também propor posterior auxílio na produção de objetos de aprendizagem aos professores para que eles possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem na escola onde atuam. Este trabalho teve base inicialmente nos estudos de José Manuel Moran sobre o uso do vídeo em sala de aula e também no portal dia-a-dia educação. Teve também subsídios de vários artigos pesquisados na internet. Uma pesquisa exploratória foi realizada junto aos professores para levantar as possíveis causas do problema detectado, que é a não utilização da TV multimídia em sala de aula, em seguida um levantamento foi feito através de um questionário distribuído aos professores do estabelecimento de ensino. As causas foram detectadas e espera-se que, com este trabalho, as soluções possam ser levadas até os professores do estabelecimento de ensino a qual este trabalho se propõe a ser realizado | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
| Título: dc.title | O uso da TV Multimídia em sala de aula para otimização da aprendizagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: