
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Sandra Lopes, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Frana, Claudiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33265 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33265 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Sandra Lopes Monteiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta como abordagem principal, a maneira pelo qual os professores trabalham a disciplina da Física, relacionado à utilização de materiais de baixo e a utilização das novas tecnologias disponíveis na escola. Constatar que através dessa metodologia inovadora é possível melhorar o ensino da física e diminuir os problemas de aprendizagem. A mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Diante disso, a Física precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, relacionando teoria e pratica, e inovações nas praticas pedagógica e metodológicas, fazendo-o raciocinar e interagindo das mais diversas formas com a disciplina e as tecnologias, apoiadas não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela Ciência em questão, mas também sobre suas aplicações à tecnologia e ao progresso social. Para realização do mesmo será feitos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com alunos de terceira série do ensino médio do colégio estadual Nestor de castro, para levantarmos os dados e as informações necessário a respeito do tema abordado o qual está organizado por capítulos e por último o resultado da pesquisa de campo realizada e as conclusões finais. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Materiais de baixo custo e as novas tecnologias aplicadas ao ensino da física | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: