
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valente, Aura Maria de Paula Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Fiorezzi, Denise | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33264 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33264 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Aura Maria de Paula Soares Valente | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo foi trabalhar a leitura, a produção escrita, a análise linguística e o reconhecimento dos diversos gêneros textuais presentes na mídia impressa - o jornal com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa foi pautada na análise das diferentes concepções de linguagem que norteiam as atividades pedagógicas do ensino da Língua Portuguesa e na teoria sócio-interacionista de Vigotski. Na sequência foram exploradas algumas especificidades dos gêneros textuais, suas características e singularidades, incluindo as especificidades do gênero jornalístico e a distinção entre notícia e reportagem. Para a pesquisa foi realizado um estudo comparativo com duas turmas de quarta série do Ensino Fundamental que envolveu 43 alunos que trabalharam com os gêneros jornalísticos noticia e reportagem. O estudo comparativo desenvolveu-se na Escola Municipal Visconde de Mauá no Município de Lindoeste – Paraná. Os resultados da pesquisa apontam para as diversas possibilidades de uso do jornal impresso e diário em sala de aula como um possível agente potencializador para as atividades de leitura e de escrita e um material didático que possibilita o reconhecimento e a identificação dos gêneros textuais presentes num jornal impresso e de circulação diária | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this study was to work on reading, writing production, linguistic analysis and recognition of different kinds of texts present in the print media - the newspaper with students in the 4th grade on. The theoretical research was based on analysis of different conceptions of language teaching activities that guide the teaching of Portuguese language and social interaction in the theory of Vygotsky. Following were explored some specifics of genre, its characteristics and peculiarities, including the specifics of gender and the distinction between journalism and news reporting. For the research was conducted a comparative study with two groups of fourth grade of elementary school, which involved 43 students who worked with the genres of journalism, and news reporting. The comparative study was developed in Visconde de Maua Municipal School in the Municipality of Lindoeste - Paraná. The survey results point to the various possibilities of using the newspaper and printed daily in the classroom as a possible agent for potentiating the activities of reading and writing and educational material that enables the recognition and identification of text genres present in a printed newspaper and daily circulation | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia impressa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo e educação | - |
| Título: dc.title | Mídia impressa : o jornal como instrumento de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: