Como professores de ensino médio entendem pesquisa escolar?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Roberta Rafaela Sotero, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Carmen Elisabeth Scheibe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33261-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Roberta Rafaela Sotero Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho apresenta o entendimento e a prática pedagógica dos professores em relação à pesquisa escolar como atividade desenvolvida junto aos alunos. Optamos pela pesquisa qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário. O grupo pesquisado foram os professores do Ensino Médio de um colégio público estadual do município de União da Vitória, Paraná. Partimos do pressuposto de que o processo de pesquisar deve ser ensinado na escola com orientação e acompanhamento dos professores. O tema proposto na pesquisa escolar deve instigar a curiosidade dos alunos para que busquem informações em diversas fontes confiáveis. O texto e demais meios pelos quais o aluno apresenta o resultado da sua pesquisa torna-se um retrato do percurso do que foi realizado por ele, do entendimento e interpretação do que foi pesquisado e da aprendizagem construída. Nos pressupostos teóricos abordamos um breve histórico da pesquisa escolar no Brasil. A partir dos teóricos, descrevemos o entendimento atual de pesquisa escolar como metodologia no processo de ensino-aprendizagem adotado como princípio científico e educativo. A seguir apresentamos a importância e possibilidades propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação em destaque o computador e internet. A partir da análise dos dados coletados, feita de forma descritiva, constatou-se que a prática da pesquisa escolar da maioria dos participantes da pesquisa ainda está distante da compreensão de pesquisa escolar como meio para oportunizar a (re)construção do conhecimento, criticidade e autonomia dos estudantes. Faz-se necessário rever os cursos de formação de docentes e oportunizar formação continuada aos profissionais que já atuam na educação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectInternet - Estudo e ensino-
Título: dc.titleComo professores de ensino médio entendem pesquisa escolar?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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