A utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC) na disciplina de ciências do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKappaum, Eliz Silvana de Freitas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Altair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:45:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:45:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33260-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Eliz Silvana de Freitas Kappaum-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As novas tecnologias de comunicação e informação (TIC) foram inseridas nas escolas públicas do Estado do Paraná a cerca de quatro anos. Este fato nos instigou a pesquisar as influencias ocorrida no meio escolar entre os professores de ciências do município de Ponta Grossa, com objetivo principal de saber se estes estão utilizando as novas tecnologias no preparo de suas aulas e nas salas de aulas como instrumentos para transmissão dos conteúdos didáticos aos alunos. Buscouse compreender ainda a forma pedagógica com que a TV multimídia é utilizada nas aulas de ciências, e por fim procuramos saber qual a opinião dos educadores com relação a utilização das TIC nas escolas. Para realizar a pesquisa optou-se pela pesquisa de campo descritiva, foram selecionadas oito escolas estrategicamente distribuídas no município de Ponta Grossa, e foi encaminhado um questionário para vinte professores. Através da análise das respostas percebemos que a maioria dos professores estão utilizando as TIC, tanto no preparo de suas aulas quanto em sala de aula como recurso pedagógico, observou-se ainda que a maioria utiliza a TV Multimídia de forma pedagógica e que participaram de cursos de capacitação promovidos pela Secretaria de Educação do Estado para aprenderem a utilizar as TIC. Quase todos os entrevistados relataram que a utilização das TIC tem melhorado significativamente o trabalho do professor tanto no preparo das aulas quanto em sala de aula-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Conhecimentos e aprendizagem-
Título: dc.titleA utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC) na disciplina de ciências do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.