Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Nilceia Bueno de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33257 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33257 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Nilcéia Bueno de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo averiguar se o uso do computador, utilizado como ferramenta pedagógica pode ou não contribuir para o processo ensino-aprendizagem de alunos autistas da Escola Especial de Goioerê-PR. Na pesquisa de campo foram aplicadas atividades educativas realizadas no computador. Observou-se a reação e os avanços dos alunos com autismo frente ao uso do computador como recurso de aprendizagem. Participaram da pesquisa um aluno de 06 anos e outro aluno de 10 anos, ambos com diagnóstico de autismo. Os professores titulares dos dois alunos participaram da pesquisa, auxiliaram os alunos nas atividades educativas feitas no computador e responderam a um questionário, o qual tinha por objetivo averiguar se os professores dos alunos autistas da Escola Especial de Goioerê estavam fazendo uso do computador como recurso potencializador do processo ensino-aprendizagem de seus alunos. Os dois alunos autistas foram observados durante três dias, no prazo de uma semana, em dias alternados, na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Os professores observaram e auxiliaram os alunos no laboratório de informática da Escola Especial. Um dos alunos participou do estudo de caso no período matutino, o outro aluno no período vespertino. Durante a execução das atividades educativas no computador pode-se evidenciar o quanto o uso do computador pode auxiliar no progresso educacional dos alunos autistas. O computador despertou nos alunos interesse em aprender e curiosidade de saber o que iria acontecer após um clique no mouse. Os resultados demonstraram que a visão é o sentido bastante desenvolvido nos alunos com autismo. Assim sendo esses alunos têm preferência por recursos visuais. Os alunos aprendiam brincando e ficavam entusiasmados com a animação, sons e efeitos especiais que surgiam quando estavam executando as atividades educativas propostas no computador. O uso do computador não só favoreceu a aprendizagem dos alunos, como também os ajudaram a adquirir novas habilidades. Isso nos permite acreditar no potencial do computador como um instrumento capaz de desenvolver habilidades sociais, funcionais e de linguagem, entre outras. A inserção do computador na Escola Especial contribuiu para que o aluno autista deixasse seu mundo particular para explorar um outro mundo não obscuro | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A informática como recurso para a aprendizagem de alunos autistas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: