Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zamberlan, Suzana Maria Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Durigan, Jane Mari, 1964- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33253 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Suzana Maria Marques Zamberlan | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Vários estudos demonstram que o uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, mas esse recurso geralmente acaba por reproduzir o ensino tradicional, centrado no professor. Portanto, a simples introdução das tecnologias no espaço escolar não é garantia de qualidade de ensino. Como as tecnologias encontram - se cada vez mais presentes no cotidiano dos nossos alunos, é preciso que a escola que objetiva a construção da cidadania e produção do conhecimento, promova o uso crítico, reflexivo e produtivo dos recursos tecnológicos que dispõem. Sempre encontramos dificuldades na hora de realizar mudanças, pois é necessário superar velhas concepções de quem não cresceu nessa nova sociedade do conhecimento. Sempre achamos justificativas para nossa resistência ao novo ou vamos mudando mais os espaços físicos e equipamentos do que as estratégias necessárias para realizar mudanças. Como as estratégias necessárias para promover uma aprendizagem significativa com o uso das tecnologias é um tema ainda desconhecido por grande parte dos professores, vários questionamentos surgem frente ao ensejo de uma prática inovadora no ensino de Ciências. Como ensinar um conteúdo de ciências, usando os recursos da internet de forma pedagógica para promover a aprendizagem significativa? Como desenvolver e avaliar estratégias de uso pedagógico do computador e da internet? Como permitir a construção do conhecimento pelo aluno, valorizando seu conhecimento prévio, respeitando seu ritmo de aprendizagem, usando essas tecnologias? Como desenvolver um aluno crítico quanto ao uso da internet? Para alcançar esses objetivos, este trabalho de conclusão de curso realizou um estudo de caso sobre a utilização pedagógica do computador e da internet na aprendizagem de um conteúdo de ciências usando 2 estratégias de ensino e 2 questionários para avaliar as estratégias. Os resultados permitem observar que uma professora motivada não é suficiente para modificar velhas práticas do ensino tradicional. É preciso uma formação continuada que forneça subsídios necessários a essa nova realidade educacional, um planejamento bem feito para que as estratégias promovam a aprendizagem significativa e constante troca de experiências para que possamos aprender com os erros e acertos e progressivamente ir transformando o processo de ensino de instrucionista para construcionista. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Aprendizagem significativa de conteúdo de ciências usando pedagogicamente recursos da internet | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: