
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schlemer, Cris Betina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Doneda, Ademir Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33242 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33242 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Cris Betina Schlmer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Muito se tem falado sobre a televisão como instrumento pedagógico. Alguns são favoráveis outros contrários a essa mídia. Neste estudo mostrou-se a importância do uso da televisão em sala de aula como um auxiliar do saber elaborado historicamente. De uma forma geral, procurou-se entender essa mídia na sala de aula, fazendo-se uma análise de suas principais características, a história, a utilização, o funcionamento e os métodos tanto nos aspecto tecnológicos como nos pedagógicos. Entender seus aspectos históricos e técnicos. O objetivo principal foi verificar como se deu a evolução histórica da televisão até sua utilização como ferramenta educacional e identificar as possibilidades de utilização da televisão multimídia presente em todas as escolas estaduais do Paraná. A metodologia foi centrada no levantamento bibliográfico, com base em referências teóricas já publicadas em livros, revistas, artigos, monografias, dissertações e teses. A pesquisa também foi realizada em fontes informatizadas como websites. Conclui-se que o uso dessa ferramenta, como qualquer outra, requer planejamento e objetivos definidos e é apenas um suporte, quem toma as decisões, norteia as conversas e possibilita o conhecimento é o professor. Nesta perspectiva, professor e aluno são parceiros na exploração das tecnologias e nas descobertas das possibilidades pedagógicas que a televisão oferece | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino aprendizagem | - |
| Título: dc.title | A televisão multimídia como tecnologia educacional | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: