Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Patrícia de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33238 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33238 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Édina Vergara | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo visa proporcionar uma aproximação acerca do transtorno mental no ambiente escolar, buscando problematizar a urgência desta demanda em relação aos direitos de inclusão escolar. Para tanto enfoca as políticas vinculadas à saúde mental e educação, passando pelas potencias competências do assistente social frente à materialização dos direitos sociais dos sujeitos escolares. As conclusões permitem perceber fragilidades tanto na percepção, compreensão da questão e por consequência, a ausência de políticas públicas nesta direção. O estudo é finalizado entendendo que esta problemática exige envolvimento do conjunto dos sujeitos sociais que constituem a rede de proteção social: políticas de saúde, educação, assistência, permeados por estudos que resultem em saberes de fato interdisciplinados – não mais imperativamente médicos – acerca da saúde mental dos sujeitos nos diferentes espaços sociais que ocupam, neste caso, em suas rotinas escolares | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Título: dc.title | A saúde mental dos alunos nas escolas públicas do litoral do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: