Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kappaum, Eliz Silvana de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Kleber Martins da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33223 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Eliz Silvana de Freitas Kappaum | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Apesar do advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar, um velho companheiro ainda esta presente nas salas de aula: o Livro Didático. Essa ferramenta é ainda uma das mais importantes no auxílio do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas, aproximando o aluno de um conjunto vasto de saberes, com uma linguagem fácil. A sua disseminação no espaço escolar para o Ensino Fundamental ocorre por uma política pública do Governo Federal, o Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) realizado a cada quatro anos, demandando somas vultosas de recursos públicos, fazendo com que um grupo seleto de editoras dispute o mercado com afinco. Esse trabalho busca refletir sobre os resultados pedagógicos da utilização do livro didático pelo professor em sala, articulado ao investimento que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Diante dessa política de disseminação de material didático, forja-se o problema da utilização pelo professor em sala, do Livro Didático de História. Na tentativa de jogar luz nessa questão foram utilizados questionários para professores e alunos de determinado estabelecimento de ensino, que apontam que o caminho na otimização do uso desse recurso é longo | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Título: dc.title | O livro didático de história como política pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: