Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Milani, Orly Marion Webber | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cassiano, Luzia de Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33211 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Orly Marion Webber Milani | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta é uma proposta de estudo do regionalismo na Literatura Brasileira, pensado a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção. A proposta busca a formação de um leitor capaz de sentir e de expressar o que sentiu, com condições de reconhecer, nas aulas de literatura, um envolvimento de subjetividades pela tríade obra/autor/leitor, em um processo interativo. O foco é a denúncia social presente nos romances O quinze, de Rachel de Queiroz, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. O objetivo do trabalho foi focar a linguagem como prática social por meio da leitura crítica das duas obras, com alunos do Ensino Médio. A discussão está voltada para a visão denunciadora presente nas duas narrativas modernistas dos anos trinta, no intuito de estabelecer pontos marcantes da tradição e da violência na narrativa regionalista, tais como a miséria do sertão, a brutalização do nordestino, os conflitos de gerações e a fome compartilhada pelo ser humano e pelos animais | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Título: dc.title | O regionalismo nas obras O quinze e Vidas Secas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: