
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ritossa, Claudia Monica | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Cabrini, Renata Melissa Boschetti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33205 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33205 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Claudia Monica Ritossa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O estudo analisa a internet como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do trabalho do professor pedagogo das escolas estaduais de Apucarana. Adota-se o uso da metodologia qualitativa por meio da técnica da entrevista. Quatro instituições de ensino estaduais foram analisadas, sendo dois colégios localizados na região central do município e dois situados em bairros. Além de caracterizar os colégios sob investigação, foi possível identificar a estrutura de informática disponível nas mesmas e delinear as diferentes maneiras que o professor pedagogo utiliza a internet como prática pedagógica. Os principais achados indicam que todas as escolas possuem laboratórios de informática, recursos tecnológicos, como: internet, TV pen drive, DVD player, som, máquina digital, data show e rádio escolar. Porém, tais recursos ainda não são plenamente utilizados na prática pedagógica e o professor pedagogo, o qual tem papel fundamental como mediador nas ações escolares e na mediação entre professor-aluno-pais, também não aplica esses recursos na sua prática | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
| Título: dc.title | A internet como prática pedagógica : uma investigação em colégios estaduais no Município de Apucarana | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: