
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Luis Gabriel Abravanel dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Braga, Célio Dalvim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33199 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33199 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Luis Gabriel Abravanel dos Santos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Apesar de toda a informação disponível hoje - ofertada pelos diferentes tipos de mídias -, muitas vezes percebe-se uma distância ainda grande entre elas e os alunos, principalmente aqueles que estudam no período noturno. Neste trabalho, esses indivíduos são vistos como os "Excluídos da Era da Informação". Nesse sentido o trabalho investiga por meio de uma pesquisa quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino noturno em relação aos outros períodos. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Padre Jerônimo Onuma, de São Sebastião da Amoreira – Paraná, no período de setembro e outubro de 2010, onde foi averiguado qual era o grau de informação, acesso a meio de comunicação e acesso a informação, que alunos dos diferentes períodos possuíam. O objetivo era levantar dados para identificar as desigualdades existentes entre um período e outro e as dificuldades que os alunos do período noturno encontram ao se apropriarem de informações. O resultado demonstra uma disparidade muito grande entre um período e outro com relação ao acesso a tecnologias, mídias e informação | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino noturno | - |
| Título: dc.title | Excluidos na era da informação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: