Tic's e ação docente - limites e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Nilceia Bueno de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorBona, Josiane Padilha da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:55:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:55:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33197-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33197-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilceia Bueno de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação, apesar de estar a muito tempo na vida das pessoas, há pouco adentrou os meandros escolares no Brasil. Assim como tiveram de aprender a ler e a escrever, tanto professores quanto alunos estão tendo de incorporar estas tecnologias e aprender a se expressar por meio delas. O embasamento teórico melhora o desempenho diminuindo problemas como a falta de capacitação no uso de tecnologias, que afeta a prática pedagógica. Estudos para uma nova ação na prática educativa contribuem para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. A ação prática deve ter o papel de inovar, provocar e produzir mudanças, auxiliando o professor na busca de caminhos que o levem a utilizar as Tecnologias de informação e Comunicação de forma consciente, como recurso didático que contribua para a construção do conhecimento dos alunos. Diante disso, o presente trabalho questiona os limites que permeiam essa prática e apresenta um parecer sobre as possibilidades pelas quais haja a utilização consciente das Tecnologias de informação e Comunicação na escola. É possível vislumbrar que as Tecnologias de informação e Comunicação não sejam vistas apenas como tecnologias ou acessórios tecnológicos, tornando-se simples recursos didáticos, mas sim que a incorporação destas tecnologias aja como um meio de comunicação e cultura no âmbito escolar potencializando o processo ensinoaprendizagem-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Título: dc.titleTic's e ação docente - limites e possibilidades-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.