Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Berlato, Liege Radim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33190 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Roberta Rafaela Sotero Costa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho envolve o uso de mídias na educação de jovens e adultos (EJA) e tem a finalidade de apresentar algumas considerações importantes sobre a inclusão digital e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na escola e no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de campo proporcionou levantar dados importantes sobre o conhecimento que os professores e alunos de EJA têm sobre a inclusão digital e como a mesma vem se processando na escola e no cotidiano. O desconhecimento desses termos ainda é grande no espaço escolar, professores e alunos do ensino regular não avançaram satisfatoriamente no sentido de usar as ferramentas como apoio para melhor a pesquisa e consequentemente o ensino em sala de aula. Com professores e alunos de EJA as dificuldades são ainda maiores, existem outros entraves que dificultam o progresso dos educandos em outras instâncias da aprendizagem. Os alunos jovens e adultos necessitam estar incluídos no mundo digital, são exigências da sociedade e do trabalho, portanto as propostas de inclusão digital e das TIC’s, são prioritárias para inserir esses indivíduos no mundo do trabalho | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Título: dc.title | Uso de mídias na educação de jovens e adultos - EJA | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: